top of page

Commodity agrícola

SOJA

Para o Brasil, a soja hoje representa a principal cultura do agronegócio brasileiro, com cerca de 114,843 milhões de toneladas produzidas em uma área plantada de 35,822 milhões de hectares (Conab, junho 2019). 

soybean-1831703.jpg

Com o passar dos anos, em meados dos anos 70, devido a explosão do preço da soja no mercado mundial, houve um aumento no interesse pela cultura, o qual proporcionava aumento na rentabilidade aos produtores. Como consequencia, uma revolução socioeconômica e tecnológica protagonizada pela soja no Brasil Moderno ocorre no país, sendo inclusive comparada ao fenômeno ocorrido com o ciclo da cana-de-açúcar, da borracha e do café, que, em distintos períodos dos séculos XVII a XX, comandaram o comércio exterior do País. A grande oportunidade e vantagem competitiva em relação aos outros países produtores de soja, beneficiavam o Brasil devido ao escoamento da safra durante a entresafra americana, onde os preços atigem as maiores cotações. Desde então, o país passou a investir em tecnologia para adaptação da cultura às condições brasileiras, processo liderado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

soybeans-2039638.jpg

O surpreendente crescimento que a cultura da soja teve nos últimos 47 anos, elevando-se a produtividade em cerca de 262 vezes, fez do Brasil hoje o segundo maior produtor de soja no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (por enquanto). As novas previsões para a safra 2019/20, já apontam o Brasil como maior produtor de soja no mundo, superando os EUA. Socialmente, o cultivo da soja despertou o interesse na colonização de regiões brasileiras antes inabitadas. Milhares de produtores de soja da região sul do Brasil migraram para o despovoado e desvalorizado Cerrado brasileiro, em busca de amplas terras com baixo custo, levando desenvolvimento e promovendo a implantação de uma nova cultura na região central do País.

soybeans-2039638.jpg
bottom of page