Assessoria Jurídica Internacional
Assessoria Jurídica Internacional
Com ampla experiência em Comércio Internacional e Direito Aduaneiro, oferecemos expertise em diversas áreas, como o planejamento e estruturação de operações internacionais, além de consultoria e atuação contenciosa em temas relacionados a acordos internacionais, Direito Aduaneiro e Defesa Comercial. Nosso objetivo é apoiar empresas brasileiras na expansão de suas atividades no cenário global.
Contamos com profundo conhecimento para proporcionar soluções jurídicas eficazes, ajudando nossos clientes a superar desafios no Comércio Internacional.
Nossa equipe possui sólida formação acadêmica e experiência internacional, incluindo atuação junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e outras entidades relevantes, prestando assessoria a empresas e associações de classe em temas como:
-
Regimes aduaneiros (importação e exportação)
-
Tratamento preferencial em acordos internacionais (Mercosul, Aladi, entre outros)
-
Tributação e benefícios fiscais em operações de comércio exterior
-
Penalidades aduaneiras
-
Facilitação do comércio
-
Valoração aduaneira
-
Classificação fiscal
-
Regras de origem
-
Ex-tarifário
-
Barreiras não-tarifárias
-
Medidas sanitárias e fitossanitárias
-
Barreiras técnicas ao comércio
-
Comércio de serviços
-
Análise da compatibilidade de condições de comércio exterior de outros países com a normativa da OMC
Participamos ativamente de processos de Defesa Comercial no Brasil desde a abertura das importações, nos anos 1990, atuando em diversas investigações antidumping, de subsídios e de salvaguardas. Nossa atuação envolve:
Indústria doméstica: assessoria sobre a viabilidade de investigações de antidumping, subsídios ou salvaguardas; elaboração de petições para abertura de investigações; assistência e representação na resposta aos questionários da Subsecretaria de Defesa Comercial e Interesse Público (SDCOM), do Ministério da Economia, e acompanhamento do processo até a deliberação sobre a aplicação de medidas antidumping; representação junto aos Ministérios da Camex.
Exportadores: assistência e representação na elaboração de respostas aos questionários da SDCOM e na apresentação de argumentos de defesa durante as investigações; representação junto aos Ministérios da Camex.
Importadores e outras partes interessadas: assessoria e representação na resposta aos questionários da SDCOM e na defesa durante as investigações; representação junto aos Ministérios da Camex.
Interesse público: representação nas avaliações de interesse público conduzidas pela SDCOM e pela Camex, com respostas aos questionários, participação em audiências e deliberação sobre a suspensão de medidas antidumping.