Commodity agrícola
CAVACO
A biomassa vem sendo utilizada como fonte de energia há séculos. Apesar de seu consumo ter caído ao longo dos anos, no Brasil a expectativa é que sua participação na matriz energética cresça em função do alto consumo, pelo fato de ser uma fonte de energia renovável de baixo custo.
Em uma empresa que comercializa esse combustível, a análise de qualidade do mesmo é de importância fundamental para formação de preços e garantia de qualidade para os consumidores. O objetivo deste trabalho foi calcular o Índice de Valor Combustível (IVC) de três diferentes tipos de cavacos de madeira, sendo eles: cavaco de madeira com casca, cavaco de madeira sem casca e cavaco de madeira proveniente de serraria. Foram realizadas as análises de densidade, teor de umidade, teor de cinzas e poder calorífico, de acordo com normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O Índice de Valor Combustível é um parâmetro de medida de qualidade de combustíveis. Nesta pesquisa os resultados demonstraram que o combustível que apresentou maior IVC foi o cavaco sem casca, sendo 440 seu valor médio determinado, os cavacos de serraria e com casca obtiveram valores próximos, sendo 100 e 114 seus valores médios, respectivamente.
(Texto de Jéssica Machado Soares)
O cavaco sem casca é proveniente de madeiras de eucalipto que passam pela colheita com a remoção das cascas (existe uma porcentagem admissível de casca que é pré-estabelecida na colheita), o cavaco sem casca pode ter um preço mais elevado pelos custos de produção, a colheita de madeira sem casca pode ser mais caro que a colheita de madeira com casca, além de muitas vezes ter que passar pela peneira após passar pelo picador, o que também eleva os custos de produção, a granulometria varia de acordo com a exigência do consumidor, que como mencionado anteriormente é diferente para cada tipo de caldeira.
(Texto de Jéssica Machado Soares)